Capítulo 8: O eu de antes, o eu de agora
“Isso é você estar certo, né.”
Sábado, em casa, às treze horas, antes da sessão de aconselhamento.
Asuka, que estava de pé na cozinha me ajudando, ouviu minha história e soltou um suspiro.
O cheiro de peixe pairava pela sala de estar, e eu fiquei preocupado se não ia queimar.
Enquanto limpava a mesa de jantar, respondi a Asuka.
“É mesmo? Pra ser sincero, não me parece que eu esteja certo.”
Como Asuka não respondeu, continuei.
“Não parece que ela esteja sendo diretamente intimidada, mas ainda assim é o mesmo que abandonar alguém que está em um ambiente ruim.”
Apertei mais o pano ao deslizá-lo pela mesa.
A pouca sujeira acumulada foi absorvida pelo pano branco.
Já haviam se passado dois dias desde que presenciei o encontro entre Hina e Yumesaki.
Mesmo com o tempo passando, ainda sentia algo entalado no peito que não saía, então contei tudo para Asuka e pedi conselho.
Mas a resposta que veio foi, surpreendentemente, fria.
“Mesmo que as duas estivessem brigando, isso é problema delas, não é?”
“Mas tem uma pessoa sofrendo ali.”
Asuka apareceu na sala trazendo o saba cozido no missô que acabou queimando um pouco.
Normalmente eu faria algum comentário sobre o peixe queimado, mas agora não estava com cabeça pra isso.
Por algum motivo, Asuka parecia nem esperar que eu reclamasse e falou num tom de quem aconselha.
“Olha só. Se você for ajudar toda vez que encontrar alguém com problema, sua vida não vai ter fim. Em algum momento você tem que traçar uma linha, sabe?”
Asuka voltou pra cozinha, desligou o fogo e olhou na minha direção de novo.
“Na real, você também pensou nisso, né? Por isso não interferiu à força na Hina-chan. Você mesmo já tomou essa decisão uma vez, então deixa assim mesmo.”
Fiquei sem palavras com aquela declaração que parecia expor completamente o que ela pensava.
“Q-que... fria, hein.”
“É?”
Como tínhamos um acordo mútuo sobre o nosso relacionamento, eu achava que havia algum tipo de vínculo entre nós.
Mas, pelo jeito que Asuka reagiu, parecia que não era nada disso.
Talvez percebendo o que eu estava sentindo, Asuka deu de ombros e se aproximou.
“É óbvio, né? Nós somos ‘namoradas’ uma da outra, lembra? Estamos juntas só porque orbitamos em torno de você. Fora isso, somos estranhas. Na verdade, somos quase inimigas.”
Asuka sentou na cadeira em frente à mesa e continuou.
“Além disso, Yumesaki-san é a única que tem uma facção de verdade entre as três grandes. Não vale a pena ir contra ela com uma atitude meia-boca de ‘deixar passar dessa vez’. Pra mim, você é muito mais importante.”
“...Não vale a pena ir contra ela, né. A Hina também falou algo nesse sentido, mas tem algum motivo específico?”
Achei que só por ser a líder não justificaria um aviso tão sério da parte da Asuka. Afinal, ela também é uma das líderes das três grandes facções. Nunca vi o grupo dela, mas...
Como eu esperava, Asuka coçou a cabeça.
“...Bom, você provavelmente vai acabar descobrindo mais cedo ou mais tarde, então não tem problema eu contar. Mas não faça nada desnecessário, hein?”
“Tá bom.”
“Sério mesmo?”
“Sério sério.”
Quando eu levantei o canto da boca num sorriso, Asuka estreitou os olhos com uma cara de “sei...”.
Mas ela não insistiu mais e abriu a boca.
“Por mais que não pareça, ela é filha do presidente de uma empresa famosa. Fora o grupinho dela, pouca gente sabe disso.”
Filha do presidente.
Filha do presidente de uma empresa famosa.
“──Eh? Filha do presidente!? Não bate nada com a imagem que eu tenho!”
“Pois é. Você ainda tem algum conhecimento guardado, né? Então deve lembrar do Yumesaki Group.”
Respondendo à pergunta da Asuka, eu fiz uma busca mental.
Três segundos, quatro segundos──
“Uhn... não lembro.”
“Por que não lembra!?!”
Asuka deu um grito de espanto.
“Uma empresa tão famosa... você era tão burro assim? Bom, é um assunto delicado, então vamos deixar por isso mesmo.”
“Você não tá confundindo o nível de sal com umidade aí? Acabou de me xingar normalmente.”
“Deve ser impressão sua.”
“Não duvide da minha memória!”
Coloquei os hashis na frente da Asuka enquanto protestava ao máximo.
Mas ela, com a maior cara de paisagem, juntou as mãos e disse “itadakimasu”, pegando os hashis à sua frente.
Antes que ela começasse a comer, perguntei rapidamente.
“Então, Asuka, se eu fosse tratado do mesmo jeito pela Yumesaki, como você resolveria a situação?”
Os hashis que iam em direção ao saba queimado pararam de repente.
Asuka ergueu lentamente o olhar, pensou um pouco e cerrou o punho.
“Primeiro eu daria um soco na cara da Yumesaki!”
“Isso não resolve nada!? Na verdade parece que ia virar uma briga mortal!”
“É óbvio, né? Você é meu namorado. Quem mexe com o namorado dos outros achando que vai sair ilesa, vai aprender na marra.”
“Que medo, que medo! Essa fala tá violenta demais! Parece coisa de delinquente!”
Quando eu fiz uma cara de medo, Asuka piscou os olhos.
E respondeu com a maior naturalidade.
“Não sou delinquente, mas já tive uma fase rebelde, lembra? Não vou bater de verdade, então não precisa ter tanto medo.”
“É exatamente porque parece que você bateria de verdade que eu tô com medo...”
“Olha só. Eu nunca fiz nada que incomodasse os outros, tá?”
Asuka passou a mão no cabelo enquanto falava, com um olhar distante.
Depois fechou a boca como se tivesse se lembrado de algo.
“...Bom, exceto pela sua família, que eu dei um trabalhinho.”
“...É mesmo. Mas minha mãe não achou ruim, né.”
“Acho que sua mãe não achou. Mas se você se incomodou ou não, eu não sei. E isso era o que tornava tudo bom.”
“É... é mesmo.”
“...Hm? Que foi?”
──“Era bom”.
O uso do passado me incomodou, mas como estávamos falando do passado, provavelmente não tinha intenção.
Baixei os olhos.
Será que o ar ficou um pouco desconfortável, ou é impressão minha?
O cheiro tostado do saba no missô acalmou meu coração, e eu soltei um suspiro pequeno.
Não adianta pensar nisso agora.
“Aliás, se você tem tanto braço assim, não daria pra parar a Yumesaki tranquilamente?”
“Não confunda com briga de menino. Relacionamento de menina, uma vez que briga, acaba ali. Por isso tem que ser cuidadosa.”
Por isso ela não pode deixar de ser cautelosa.
Mas, por mim, ela ignoraria esses riscos e entraria na briga.
Já a Hina, para a Asuka, não é assim.
Será que eu posso simplesmente aceitar esse raciocínio tão simples e direto?
──Vou decidir a resposta até o fim da sessão de aconselhamento de hoje.
Por enquanto, quero aproveitar esse almoço.
Já tinha uma ideia de solução.
Era algo que só era possível porque eu tinha certa popularidade. Se desse certo── talvez esse almoço fosse o último.
Sentamos um de frente pro outro na mesa.
Juntamos as mãos e dissemos “itadakimasu”.
Enquanto servia água no copo dela, perguntei.
Passei o copo pra Asuka primeiro, depois enchi o meu.
Ela pegou o copo e respondeu.
“Obrigada.”
Um gole antes da refeição.
Bebemos a água ao mesmo tempo e colocamos os copos vazios na mesa.
Cutuquei o saba queimado com os hashis, e a pele rachou com um “pakari”.
A carne macia se desfez derretendo. Achei que ia estar completamente queimado, mas foi uma surpresa boa.
Peguei um pedaço de carne impregnado de missô e levei à boca.
...Quente.
Sabor caseiro que faz bater palmas com a língua.
Mesmo parecendo preto por fora, o sabor pode ser bom.
Enquanto mastigava pensando na solução que tinha surgido de repente, me perguntei se esse tempo ainda existiria se eu usasse aquele plano.
“Delícia demais...”
“Né? O omurice foi só sorte mesmo.”
Asuka baixou os cantos dos olhos e comeu também. Um momento feliz.
Depois de alguns segundos comendo em silêncio, Asuka olhou pro celular e franziu a testa.
“...Ei, que horas era a sessão de aconselhamento mesmo?”
“Hm... quatorze horas.”
“Agora são treze e vinte e nove. Quanto tempo leva da casa pro hospital?”
“...Trinta minutos.”
Asuka piscou várias vezes.
Faltava trinta e um minutos pro horário da sessão.
Faltava um minuto. Não, uns cinquenta segundos.
Asuka começou a processar o significado aos poucos e, de repente, bateu na mesa e se levantou.
“Ei, por que você tá comendo tão calmamente!? Vamos logo, vamos atrasar!”
“Ai ai ai! Eu vou, eu vou! Consigo andar sozinho!”
Fui arrastado pela orelha e quase caí da cadeira enquanto saía de casa.
Com um desejo pequeno: tomara que eu consiga comer essa comida de novo.
◇◆
“Desculpa o atraso de última hora!”
Assim que sentei, pedi desculpas, mas o médico balançou a cabeça.
E começou a falar como se qualquer coisa servisse desde que chegássemos a tempo.
“Então, vamos rever sua situação de novo.”
“S-sim... por favor.”
A diferença de ânimo quase me deu um resfriado.
Pensando que isso é um hospital, sou eu quem tô deslocado aqui.
O médico passou algumas folhas pra enfermeira que já era familiar e compartilhou alguma informação.
Pelo rosto sério da enfermeira, dava pra ter certeza de que não tinha nada vulgar tipo “três namoradas” escrito ali.
“O tipo de amnésia foi identificado, mas a causa ainda não. A situação é──um acidente infeliz, mas você mesmo saiu praticamente ileso. Não encontramos anormalidades no cérebro.”
“Sem anormalidade e mesmo assim a memória voou. O cérebro é assustador mesmo.”
Dei de ombros.
Como respondi de forma leve, a enfermeira atrás do médico deu uma risadinha.
Mesmo com o lance das três namoradas exposto, o clima entre nós era bom.
Talvez isso seja o que chamam de maturidade adulta.
O médico olhou de relance pra enfermeira e voltou o olhar pra mim.
“É. Ou talvez haja anormalidade, mas a medicina atual não consegue detectar. Não sabemos ao certo.”
Se o médico diz, deve ser assim.
Palavras de alguém com muito mais conhecimento que eu acabam sendo engolidas sem questionar.
“Nossa... o cérebro é complicado mesmo, né.”
Respondi no mesmo tom leve, e o médico deu um sorriso amargo.
Parece que ele tem algo a dizer sobre essa postura.
Mas eu não mantenho esse tom pra deixar o médico sem graça.
As sessões de aconselhamento regulares, pra falar direto, eram um saco.
Esse tempo me fazia sentir como se eu fosse uma pessoa incompleta.
Bem, honestamente, não tem erro nisso.
Alguém que perdeu dezesseis anos de memória é anormal para qualquer pessoa saudável.
Mas ir pra um lugar onde esse fato é jogado na cara de novo é, pra mim, doloroso.
Só o clima de aconselhamento já me deixa pra baixo, e depois disso meu ânimo sempre cai.
Mas hoje não dá pra falar isso.
Com a tensão também, decidi mudar de assunto.
“Aliás, mesmo perdendo a memória, consegui sair do hospital bem rápido, né. Achei que ia demorar semanas.”
“Ah. Nesse sentido, foi uma sorte você ser estudante do ensino médio e ter a carteirinha escolar.”
“Eh? Por quê?”
Deixando de lado se a situação era sorte ou não, não entendi o sentido das palavras e soltei uma voz boba.
Era só pra mudar o clima, mas acabou sendo uma resposta interessante.
O médico disse calmamente “pense bem”.
“Imagine se você fosse adulto e não tivesse nenhum documento de identidade. Um adulto sem nada que prove quem é, sem conhecidos pra reconhecer, não tem pra onde ir.”
Lembrei do momento em que percebi que não tinha memória de conhecidos.
Quando tentei lembrar do passado e só veio uma tela branca.
“Se ninguém te denunciasse à polícia, era o fim. Você teria que passar por procedimentos na prefeitura, ficar em albergue gratuito de baixa renda esperando a memória voltar. Sem garantia de voltar, teria que pensar em reaver o registro civil.”
“Ugh... que perigo, escapamos por pouco...”
Só de ouvir a realidade, minha espinha gelou.
Dessa vez, por causa da carteirinha escolar, conseguiram contato com os pais pela escola e confirmaram a identidade.
Eu mesmo não falei com meu pai, mas as despesas médicas foram pagas direitinho. Por intermédio do Dr. Yukawa ou algo assim, entraram em contato com a Asuka, que é amiga de infância, e quando acordei ela já estava do meu lado.
Se a Asuka não estivesse lá quando acordei, eu poderia ter entrado em pânico total.
Conversar com ela me fez perceber rapidamente que eu não tinha memória.
Pensando assim, a visita da Asuka foi a melhor coisa possível.
Depois veio a confusão com as três namoradas que bagunçou meu cérebro, mas mesmo assim.
É justo chamar de sorte.
Sorte em meio à desgraça, como dizem.
“Amnésia parece coisa só de drama ou filme, né? Acabar num mundo desses e ainda sair bem... acho que sou abençoado mesmo.”
Quando respondi isso, a enfermeira atrás do médico deu um sorriso exasperado e disse “você é muito positivo mesmo”.
O médico também pareceu ter o mesmo sentimento e sorriu de forma mais gentil que o normal.
“É mesmo. Então a amnésia é muito mais comum do que você imagina. Como aparece muito em dramas e filmes, é normal pensar assim.”
“Tem bastante gente como eu na vida real?”
“Não é que tenha muita, mas pacientes suficientes pra existir certo grau de tratamento estabelecido. Sintomas que não ameaçam a vida imediatamente e com poucos pacientes dificultam a pesquisa, mas existe tratamento.”
“Nossa... entendi. Então o tratamento é...”
“Você pergunta toda vez que eu explico, hein. Será que não tá prestando atenção?”
“Não é isso! Eu ia falar agora mesmo!”
Balancei a cabeça apressado.
Eu lembro de tudo, mas só quero confirmar as coisas importantes várias vezes.
O médico suspirou “tá bom” e continuou.
“Como eu já disse várias vezes no aconselhamento, o mais importante é você se colocar num ambiente sem estresse. É o tratamento mais simples e provavelmente o mais eficaz.”
“Eu ia falar isso...”
Será que é só isso mesmo?, penso toda vez.
Antes de ouvir o tratamento, achava que precisava encarar a causa e procurar pistas pra recuperar a memória.
O médico estreitou os olhos como se tivesse lido meus pensamentos.
“É pela sua saúde. ...Tanada-kun. Você está priorizando sua saúde física e mental acima de tudo? Se tem pessoas próximas, você pede ajuda sem hesitar... está fazendo isso direito?”
“Hm... quanto a pedir ajuda, às vezes acho que sou egoísta, mas──”
“Não é egoísmo. É tratamento. Pelo menos por enquanto, seja um pouco egoísta. Você está priorizando os outros demais e deixando sua saúde de lado.”
“Eu ia falar isso! Por que tudo vira ‘você não tá ouvindo’?”
Fechei a boca e soltei o ar pelo nariz.
Não estou deixando minha saúde de lado, e acho que estou me apoiando neles.
Não consigo pensar em como depender mais.
“Então tá bom. Pelo menos até recuperar a memória, fique no lugar mais confortável possível pra você. E evite ao máximo lugares desconfortáveis.”
O médico colocou a ficha na mesa e virou pra mim.
“Lembrar de repente não é uma sequência de milagres.”
“Eu sei... não é como se as pistas da memória estivessem caindo atrás de uma máquina de refrigerante.”
Falei enquanto lembrava do rosto da Arisugawa.
“Não é pra procurar pistas do passado e estimular o cérebro de forma ruim.”
O médico assentiu e continuou com voz de quem fala com criança pequena.
“É ser liberado do estresse psicológico. A recuperação da memória tem isso como premissa básica.”
Se eu seguir exatamente o que o médico disse, vou acabar sendo muito indulgente comigo mesmo daqui pra frente.
Pra mim agora, isso deveria ser conveniente.
“Encarar o passado que você construiu é algo pra depois de recuperar a memória.”
Depois disso, o médico acrescentou “claro, vou continuar encaminhando pra especialistas”.
Percebendo que as perguntas de rotina iam começar, interrompi apressado.
“Espera── um minuto.”
“Hm?”
O médico parou.
Olhou minha expressão e me devolveu um olhar sério.
“Quero me jogar de propósito num ambiente que parece estressante... nisso a memória não volta mais?”
Perguntei enquanto lembrava do rosto da Hina.
Ir contra Yumesaki, a dona da facção, pode gerar um estresse enorme na vida escolar. Esse raciocínio em si já pode ser estresse, como o médico disse.
E se eu executar o plano que estou pensando, com certeza vai ser estresse em excesso.
“Não faça isso.”
O médico respondeu assim, e a enfermeira atrás dele acrescentou “não brinca com isso, tá?”.
Mas eu tô falando sério.
“Então me diga: se você visse bullying na sua frente, o que faria? Agora não tenho certeza, mas se for verdade, eu──acho que consigo ajudar se pedir ajuda pros outros.”
A enfermeira, percebendo a situação, piscou surpresa.
O médico fez cara séria e suspirou.
“...Eticamente é admirável, mas...”
“Não tem garantia de que a memória vai voltar mesmo priorizando ela, né? Então não é melhor o eu de agora agir?”
“Não tem garantia, mas a probabilidade aumenta. Você não quer recuperar?”
A enfermeira reagiu às minhas palavras.
“O que é mais importante pra você: sua memória ou sua ética?”
“...Isso...”
Fiquei sem resposta e olhei pro médico.
Ele abriu a boca no meu lugar.
“A memória.”
“...É mesmo.”
“Às vezes fugir é a melhor opção. Como médico, é até aqui que posso falar.”
Se for bullying, mas causar estresse, abandone.
O médico baixou os olhos pra ficha.
As perguntas de rotina começaram.
Mesmo contando as do período internado, era sei lá qual vez, mas dessa vez nada entrou na cabeça.
◇◆
“Como foi o aconselhamento? A memória voltou?”
“Não, nada. Nem um nem outro.”
“O que é isso, você tá com vontade mesmo?”
Asuka falou num tom irritado e depois olhou pro céu.
Soprava um vento um pouco frio.
Pra mudar o clima, olhei ao redor.
Estávamos no caminho de volta, perto do rio Sendai.
É o mesmo rio da rota da escola, mas como é um afluente, é bem mais estreito.
Alguns alunos do fundamental, um pouco menores, estavam brincando ali.
Deviam estar voltando do clube.
Quando olhei pro lado, Asuka estreitava os olhos como se estivesse nostálgica.
Splash.
Ouvi o som de respingos e voltei o olhar.
Um menino do fundamental com as calças do uniforme dobradas tinha entrado no rio.
Será que o eu de antes também teve uma fase assim?
...Acho que não.
Na verdade, parece algo que o eu de agora faria.
“Ei, Asuka.”
“Hm? O quê?”
“O eu de antes era bem diferente do eu de agora, né?”
“Eh?”
Asuka desviou o olhar dos meninos e piscou.
“...É. Bem diferente, acho. Não completamente, mas bastante.”
“Imaginava.”
Respondi curto e cocei a cabeça.
A pergunta que vou fazer agora gasta bastante energia.
“Eu era do tipo que agia sozinho, mas mesmo assim tinha boa fama, né.”
Asuka ergueu o olhar por um instante e suavizou a boca.
“Ah... você percebeu, né. Sim, era bem respeitado.”
Asuka não disse que o motivo era ela ou a Arisugawa.
...Será que tá se importando comigo.
“Isso tudo era por causa de você e da Arisugawa, né?”
Asuka piscou.
“A Hina-chan te contou? E você acreditou de primeira?”
“Eh, bem...”
Com minha resposta, Asuka baixou os olhos em silêncio.
Pensando bem, o eu de antes tinha mania de confirmar tudo com os próprios olhos.
Meu raciocínio atual pareceu desapontar um pouco a Asuka.
“...Desculpa.”
“Eh? Pelo quê?”
Asuka virou pra mim seus olhos azulados.
Soltou o ar e continuou.
“Você é idiota? Só por eu e Saki sermos próximas de você não significa que sua fama melhorava.”
“Hã?”
Não esperava que ela me defendesse nessa situação.
“Você tinha fama de ter ‘maturidade adulta’. Pra mim, o você de antes só fugia das relações humanas... mas isso depende da visão de cada um.”
“Maturidade adulta? Eu? Sério?”
Algo que o eu atual nem sonha em ter.
Ser indiferente com os outros também tá bem longe de mim agora.
“É. Os caras populares geralmente fazem palhaçada, né? Mas você, com essa calma, acabou sendo exposto à luz por causa da amizade com a Saki. Só por ser diferente, chamou atenção.”
Asuka falou com olhar distante.
“...Normalmente só ser calmo não faz ninguém se destacar. Então, nesse ponto, você devia agradecer à Saki.”
Asuka se excluiu de propósito.
Como a Arisugawa é modelo famosa, ela acha que a maior parte do motivo é ela.
“...Entendi. Então, posso perguntar o motivo de você ter brigado comigo?”
“Isso não conectou nada com ‘então’!”
Asuka fechou a boca como se estivesse sem saída.
Quando percebi a amnésia, perguntei em casa.
Já perguntei duas vezes, e as duas vezes a reação foi ruim.
...Ainda não vai contar, né.
Desisti e baixei o olhar pro rio de correnteza suave.
Então, de repente, veio a resposta.
“Porque você não dependeu de mim.”
“Eh?”
“Por isso fiquei irritada. Eu que briguei unilateralmente e me afastei.”
Asuka falou num tom leve.
“Se não quiser falar, tudo bem. Mas... qual o motivo de aceitar a Arisugawa, a Hina──as três namoradas?”
O vento soprou. Em maio, um vento seco e fresco.
“...Talvez porque eu não tenha direito de te prender.”
“Como assim──”
“Quando sua memória voltar, você vai lembrar sozinho.”
Asuka respondeu curto e virou pra mim.
“Então, quando a memória voltar, dependa bem de mim, hein.”
“...Quero depender. Se eu conseguir lembrar dessa conversa.”
Pelo menos o eu de agora quer depender da Asuka.
Mas o “eu de agora” e o “eu de antes”──são diferentes demais como pessoas.
Quanto mais ouço, mais parece outra pessoa.
Pra mim agora, a pessoa que mais acalma meu coração é Minato Asuka.
O eu que se afastou dela antes parece muito distante do eu atual.
Acima de tudo, o lance das três namoradas.
O eu de antes devia saber que a Hina estava brigando com a Yumesaki.
Coisas que o eu atual não consegue ignorar e fica remoendo, o eu de antes deixava passar tranquilamente──
“...Você vai ajudar ela, né.”
“Eh?”
“...Se a Hina-chan ficar em perigo, você vai ajudar de qualquer jeito, né.”
Foi uma pergunta calma.
Por isso mesmo senti que ela tinha certeza.
“É. Porque não consigo ignorar.”
Asuka me encarou fixamente.
A cada piscada, seus cílios longos balançavam.
O que aqueles olhos azuis estavam tentando ver através do eu atual?
Com certeza ela──
“...Tá bom.”
Asuka suspirou como se tivesse desistido.
“...Só pra confirmar. Se você for ajudar aquela garota, o que exatamente você vai fazer?”
“...Como esperado da minha namorada.”
“Não brinca, quer apanhar?”
“Quase não quero apanhar!”
“Nesse caso é ‘não quero apanhar’ mesmo!”
No fim das contas, Asuka é gentil.
Por isso mesmo não quero envolvê-la, mas se eu fizer de forma que não dê problema pra ela, tá resolvido.
Já tinha um plano.
Mas esse plano também vai derrubar minha reputação na escola.
Quando Asuka ouviu, soltou um suspiro enorme.
“Você sabe o que vai acontecer com sua vida escolar se fizer isso?”
“Sei. Vai desmoronar, né?”
“Idiota, então eu não ajudo! A Hina-chan pode ser uma boa garota, mas por que o você de agora tem que fazer isso!”
“Porque é o eu de agora que tem que fazer.”
Com palavras quase como um desejo, Asuka ficou em silêncio.
“...E se quando sua memória voltar você se ferrar por causa disso?”
“Tá ótimo. Vai dar certo, o eu que voltar parece ser bem esperto.”
“O eu de agora também vai se ferrar, por isso tô falando.”
“Ah, isso não tem problema.”
“Por quê?”
Vou responder direto ou hesitar.
“...Você já pensou no que acontece com o eu de agora quando a memória voltar?”
“Sei lá... volta ao normal, né? Não sei.”
Volta ao normal.
E o que acontece com a personalidade atual?
A possibilidade de todo o tempo que estou acumulando agora simplesmente sumir no esquecimento.
Mesmo se recuperar a memória com sucesso, se o eu depois disso jogar fora tudo que conquistei durante a perda como inútil, não muda nada do esquecimento.
O eu de agora, a própria existência, vira inútil.
Cerrei o punho e olhei pro céu.
Duas libélulas giraram e desapareceram. O céu vasto e vazio ao extremo dominava minha visão.
──Quando estava no hospital, li dois livros que a Arisugawa trouxe de presente.
Os dois eram sobre protagonistas com amnésia.
Um era um romance juvenil.
O protagonista junta fragmentos de memória com os amigos e recupera sua juventude.
Mesmo na mesma situação, não consegui me identificar nada.
O outro era fantasia.
O protagonista aceita a amnésia e começa uma nova vida com novos companheiros.
Esse eu li com muito mais prazer.
Invejei a ideia de construir uma vida do zero num ambiente em branco.
Acho que só consigo pensar na personalidade atual como separada porque o passado é completamente branco.
As pessoas vivem acumulando o passado.
As pessoas ao redor são espelhos de si mesmo.
Relacionamentos são o próprio caminho da pessoa.
Reconstruir relacionamentos é o mesmo que renascer.
“...Eu ajudo. Mas em troca, me conta.”
Asuka me olhou com uma expressão mais tensa que o normal.
“...Você quer recuperar a memória, né?”
“...Claro. Por isso tô indo pra escola.”
Lágrimas transbordaram das nuvens cinzentas.
A emoção que agita meu peito provavelmente é algo que eu não devia admitir.